Eminem em primeiro lugar na lista dos MC's mais da hora

Todo mundo adora uma história sobre uma "volta", e em 2010, é isso que eles receberam do Eminem.

Apesar de que o Marshall Mathers vendeu 608 mil cópias do Relapse de 2009 em sua primeira semana, o projeto foi muito criticado pelos críticos e fãs de longa data. Eles disseram que ele rimou em muitas vozes estranhas, que a produção soava diferente e que o assunto era muito desagradável. O LP não deu um impacto suficiente, e realmente não havia muita atenção em torno do Eminem para pelo menos garantir um lugar à ele na lista dos MC's mais da hora do ano passado.





Porém este ano, foi totalmente diferente. Eminem praticamente dominou 2010 do começo ao fim, e o MTV News Hip-Hop Brain Trust votaram nele como o MC mais da hora número 1 na cena do hip hop. "Obviamente, o último álbum foi apagado", disse Yomi Desalu da mtvU, durante o debate na mesa redonda. "Eu acho que ele entendeu por quê não estava no conselho no ano passado".

Eminem voltou para o balanço das coisas este ano, primeiro lugar por ter mandado super bem em "Forever", que, apesar de ter sido lançado em setembro de 2009, teve impulso o suficiente para continuar sendo tocado em 2010. Depois ele participou no single "Drop the World" do Lil Wayne, um dueto muito aguardado entre os dois rappers que havia sido comentado por muitos anos; acrescentou um verso comovente ao remix de "Airplanes" do B.o.B, e até lançou um freestyle (Por cima da batida de "Over" do Drake bater e "Beamer, Benz Or Bentley" do Lloyd Banks).

Tudo isso levou ao lançamento do primeiro single de Recovery "Not Afraid". A música foi uma volta à forma para o Em no qual ele cuspiu rimas motivacionais e incentivou as pessoas a enfrentarem seus medos, para melhor ou para pior. Em um momento pós-recessão na América, parecia uma mensagem que o povo realmente precisava ouvir: Não desista, porque estamos todos juntos nisso. "Not Afraid" chegou em primeiro lugar no Hot 100 e fez com que o Recovery vendesse 741 mil unidades na primeira semana. Em seguida, Eminem lançou "Love The Way You Lie", no qual ele cantou ao lado da Rihanna.

Essa música também chegou ao primeiro lugar no Hot 100, assim como praticamente todas as outras paradas da Billboard. O vídeo foi visto 6,6 milhões de vezes no dia em que estreou no Vevo, um recorde para o site, e desde então tem sido visto 167 mil vezes. Ambas as músicas permanecem fixas nas listas de rádio e paradas de todo o país.

"Tem algo sobre o Em agora que você não sente como se ele estivesse seguindo algum tipo de fórmula", disse Tuma Basa da MTV Jams. "Ele não voltou com aquela música brega do Slim Shady. Desta vez, ele veio como, 'Eu vim para jogar'. E as músicas possuem este tipo de [sensação de] hino motivacional que não havíamos visto nele. Ele está entrando em um novo espaço".

Enquanto há poucas dúvidas de que o Em irá levar para casa uma pilha de troféus no Grammy 2011, ele conseguiu na verdade dois este ano para "Melhor Álbum de Rap" (Relapse) e "Melhor Performance em Dupla ou Grupo" ("Crack A Bottle", com Dr. Dre e 50 Cent). Ele também levou para casa prêmios do VMA de "Melhor clipe Masculino" e "Melhor clipe de Hip Hop" com "Not Afraid", e também ganhou três Teen Choice Awards (Álbum Rap de Escolha com Relapse, Arista de Rap de Escolha e Música Rap/Hip Hop de Escolha com "Love The Way You Lie").

Ele também fez um monte de apresentações no BET Awards, no VMA e no Grammy Awards. E quem poderia esquecer sua aparição no final da temporada da série da HBO "Entourage"? Em estava por toda parte em 2010.

Mas foi sua turnê "Home & Home" com o Jay-Z, em setembro, que realmente mostrou o quão grande de um ano que ele teve. Shaheem Reid do MTV News escreveu sobre o show no Comerica Park: "Detroit não tem gritado tão alto em um parque de beisebol desde que Kirk Gibson batia home runs no World Series de 1984". Na verdade, o Em enfrentou uma competição acirrada durante a mesa redonda, onde foi inicialmente votado como número dois. Alguns membros do Brain Trust (da MTV) estavam querendo sua cabeça, afirmando que Jay-Z e Kanye deveriam ter ocupar a posição. Porém, isso não durou por muito tempo.

"Quando você vende cerca de 3 milhões em três meses - fala sério, cara", disse o supervisor de produção Sean Lee do MTV News.

"Você acha que Kanye vai vender 3 milhões?" acrescentou o produtor sênior Rahman Dukes MTV News.

Outros, como o escritor sênior Jayson Rodriguez do MTV News, sentiu que Kanye tinha mais cachê cultural no momento. Ele era o cara novo do pedaço; Em já era notícia antiga.

Mas quando chegou a um ponto de testar as habilidades e desempenho nos nas músicas, Eminem recebeu a gratificação.

"Ele entrou no 'Drop The World' do Lil Wayne e se superou naquele verso", disse Reid. "Obviamente, você o ouviu em 'Airplanes' com o B.o.B, uma participação muito inesperada. Agora você tem que vir se sentar à mesa com os outros chefes no rap, e ele está fazendo isso".

Eventualmente, depois de inicialmente terem votado para manter o Jay-Z na primeira posição, por causa do ano de momentos de Eminem, a mesa-redonda mandou o Em para o topo.

A lista dos MC's mais da hora de 2010 já está completo! Assim como em 2008 e 2009, o critério foi baseado em uma combinação de habilidades de rima, flow, repercussão na mídia, o sucesso comercial, negócios, presença na Web e influência cultural. Envie sua reação à lista da MTV, argumentos e/ou sua própria lista no Your.MTV.com ou envie tweets com a hashtag #hottestmcs - as melhores respostas poderão aparecer na TV ou no blog de hip-hop do site, RapFix! Para conferir a lista completa dos MC's mais da hora clique aqui


0 comentários:

Postar um comentário